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Dúvidas

Como é o funcionamento da agência Yess Agency?
Para participar do Casting da Yess Agency é preciso passar por alguns procedimentos. Ela pode receber um cartão da agência por uma de nossas Scouters (caça talentos) por meio de uma abordagem ou ela também pode se cadastrar diretamente na área de Cadastros. A partir de algum desses procedimentos necessários a pessoa será encaminhada para uma entrevista pessoalmente com as produtoras para podermos analisar o perfil, a fotogenia, a dicção e a desenvoltura. Método de trabalho da Yess Agency; A agência tem como principal método de trabalho a divulgação de seus modelos agenciados para ingressar no mercado publicitário. Deixando claro que; não garantimos trabalhos, pois a escolha final dos modelos é única e exclusivamente do contratante.
O que é um Casting?
Casting é a seleção de modelos para um determinado trabalho. Os clientes (contratantes) procuram a Yess Agency para solicitar os perfis de modelos que eles precisam para realizar o trabalho, com isso a agência seleciona o material fotográfico desses perfis solicitados e encaminha para o cliente. (esse envio pode ser feito através da internet ou através de material físico, dependendo do cliente e do que foi solicitado). O cliente seleciona os modelos que se encaixam dentro do que eles procuram e agendam o teste pessoalmente. Os modelos selecionados devem comparecer ao local do teste, no horário marcado, vestidos adequadamente e com seu material fotográfico físico para apresentação. A resposta do cliente nunca é passada diretamente ao modelo. Após a escolha, o mesmo entra em contato com a agência e informa o resultado do teste. Cabe a Yess Agency informar o resultado para seus modelos.
O que é um composite?
O composite é a principal forma de divulgação do modelo dentro da agência. Funciona como um currículo, nele é colocado algumas fotos do modelo escolhidas pela agência, suas medidas; altura, manequim, calçado, etc. E características; cor de olhos e cabelos. As informações contidas no composite devem sempre estar atualizadas!
A profissão interfere nos estudos?
A grande preocupação dos pais de modelos iniciantes é em relação aos estudos. A Yess Agency também tem essa preocupação, já que é essencial que o modelo tenha uma boa formação escolar para fortalecer sua carreira. Por isso, nossos profissionais procuram agendar os testes e trabalhos de forma que eles não interfiram nas obrigações escolares de nossos modelos.
Posso ir acompanhado aos testes de trabalho?
Sim. Principalmente quando o modelo é menor de idade, a presença de um acompanhante é importantíssima. Porém, esse acompanhante tem de saber se portar para não prejudicar o modelo. Durante as seleções e em estúdios de gravação ou fotografia, os acompanhantes ficam na recepção. O acompanhante NUNCA deve opinar no trabalho dos clientes ou dos profissionais que estejam atuando. Em feiras, eventos e promoções, a presença de acompanhantes não é permitida.
Dicionário da modelo:
Para não fazer feio, confira este pequeno dicionário e conheça as expressões mais usadas no métier. Observe:
“Cada vez que um cliente pretende divulgar um produto ele procura uma Agência de Publicidade para criar uma campanha de divulgação. Depois de elaborar um layout e submetê-lo à aprovação do cliente, ela procura uma Produtora que será responsável pela execução da peça publicitária. A Produtora procura uma Agência de Modelos e especifica o tipo de garotas/garotos adequadas ao trabalho em questão. A Agência seleciona os modelos e manda à Produtora seus composites ou encaminha as próprias modelos – munidas de seus respectivos books — para uma entrevista e/ou seleção (tarefa desempenhada pelo booker). O Manager da agência é o responsável pelo acerto de cachês, veiculação, direito do uso de imagem, etc.”
AGÊNCIA DE MODELOS — Empresa de prestação de serviços que contrata modelos para participar de anúncios na televisão, editoriais de revistas de moda, capas de publicações e publicidade em geral. Faz a ponte entre o cliente e a modelo.
AGÊNCIA DE PUBLICIDADE — Empresa de prestação de serviços, especializada no planejamento, organização e execução de programas de propaganda e publicidade para seus clientes. Elabora campanhas, peças e planos promocionais. Cria anúncios apropriados para diversos veículos (rádio, televisão, jornal, revista, etc.) e cuida de sua publicação e transmissão.
ANUNCIANTE — Entidade, empresa, sociedade ou indivíduo que utiliza a propaganda para vender seu produto.
ANÚNCIO — Informação publicitária de uma marca, produto, serviço ou instituição. Sua apresentação pode ser feita através de palavras, imagens, música, recursos audiovisuais, efeitos luminosos, etc., veiculada pelos meios de comunicação.
APONTAMENTO — (ou appointment) Compromisso da modelo, que é determinado pelo booker. A Agência faz os contatos com os clientes e envia a modelo para entrevistas, seleção para comercial de televisão, etc.
AUTORIZAÇÃO PARA USO DE IMAGEM — Documento expedido pelo fotógrafo, agência ou editora para utilização legal das fotos ou imagens em que a modelo aparece.
BOOK — Pasta ou álbum contendo as melhores fotos e trabalhos publicados da modelo.
BOOKER — (do verbo “to book” – reservar ou confirmar uma atividade) Pessoa responsável pela agenda de compromissos profissionais da modelo. É o mediador entre o cliente e a modelo. É o responsável por indicar as modelos de acordo com o pedido dos clientes. Não só fiscaliza como também orienta o trabalho e conduta da modelo.
BREAK — Intervalo durante o trabalho.
BRIEFING — Instruções dirigidas a quem responde pela execução de uma campanha publicitária ou cobertura jornalística.
CACHÊ — Pagamento recebido pela modelo.
CASTING — É o elenco de modelos de uma agência. Também é o nome dado às sessões em que as modelos se apresentam para escolha de um trabalho.
CATÁLOGO — Peça de propaganda, normalmente extenso, que mostra através de fotos todos os produtos oferecidos em uma determinada ocasião.
CLOSE — Foto em plano fechado. Normalmente de rosto.
COMPOSITE — Cartão impresso contendo algumas fotos em cores ou branco-e-preto — geralmente de trabalhos publicados — acompanhadas das medidas da modelo.
DISPLAY — Peça de propaganda ou promoção de vendas usada para exibir um produto. Pode ser colocado sobre balcões, em vitrines, paredes ou pendurado no teto.
EDITORIAL — Artigo de responsabilidade da publicação e que pode ou não expressar uma opinião. Em moda é a produção de matéria sobre o assunto.
ENCARTE — Folha ou conjunto de folhas (que formam um caderno) com anúncios ou matérias que é inserido em jornais ou revistas.
ENSAIO FOTOGRÁFICO — Conjunto de fotos feitas normalmente dentro de uma mesma temática, com objetivo artístico ou comercial. O ensaio é o melhor exercício para a modelo: ela aprende a se soltar e pode testar novas maneiras de se apresentar diante das câmeras.
ESTANDE — (ou stand) espaço ocupado pelas empresas em feiras ou convenções.
EXCLUSIVIDADE — Termo de compromisso acordado entre a modelo e o cliente ou a agência que a impede de trabalhar para concorrentes. Essa exclusividade deve sempre ser bem paga.
EXTERNA — Sessão fotográfica ou filmagem feita ao ar livre.
FECHAMENTO — Conclusão de todos os trabalhos de uma publicação. Prazo final para a entrega de fotos e textos para a publicação.
FIGURANTE — (ou extra) Pessoa que participa de uma gravação ou fotografia ocupando espaço secundário.
FOLDER — Peça de propaganda que reúne texto e foto impresso em papel de qualidade superior usado para divulgar um produto.
FOTÓGRAFO — Tomas as decisões sobre o assunto. Interfere, quando necessário, na escolha das modelos, escolhe o tipo de filme ou o estilo da foto.
FREE-LANCER — Profissional autônomo, que trabalha por conta própria, sem vínculo empregatício. Faz trabalhos do tipo free-lance. Dificilmente encontra respaldo ou ajuda das agências diante de problemas oriundos de relações profissionais malsucedidas.
FUNDO INFINITO — Parede de um estúdio que alcança o chão em curva e não em ângulo reto. Quando usado tira a noção de distância entre a modelo e o fundo (background).
GRIFFE — Palavra francesa usada para definir a marca de uma confecção sofisticada ou a “assinatura” de um estilista ou designer muito conhecido.
INSTITUCIONAL — Propaganda que tem como maior objetivo, promover uma imagem favorável de um produto, marca, empresa ou serviço.
LAY-OUT — Esboço de uma página de revista ou anúncio que a agência apresenta para o cliente para sua aprovação ou alterações.
LOCAÇÃO — Qualquer lugar fora do estúdio (interior ou exterior) onde se produz uma filmagem ou fotografia.
LOOK — É o visual do modelo, a imagem que ele passa para os outros.
MAKE-UP — É o mesmo que maquilagem ou maquiagem.
MALA DIRETA — Peças de propagandas (folhetos, catálogos, etc.) enviadas pelo correio para divulgação de produtos ou serviços.
MANAGER — Profissional que dirige uma empresa ou determinada área de atividade. No caso das agências, é o responsável pelas grandes decisões. É o gerente da agência.
MAQUIADOR — Cuida da pele da modelo. Prepara a pele, corrige imperfeições, ou mesmo as cria, se necessário, de acordo com o roteiro. Trabalha o tempo todo, cuidando para que a pele da modelo não sofra alterações pelo suor ou efeitos de luz.
MARKETING — É a política de anúncio ou venda de um produto.
MÉTIER — É o meio específico de uma determinada categoria profissional.
MERCADO — Público consumidor que estabelece relação de oferta e procura de produtos ou serviços. Para a modelo, é o mercado da moda, das revistas, dos desfiles, etc..
MÍDIA — São os meios de comunicação. Os jornais e as revistas são a mídia impressa. O rádio e a televisão são a mídia eletrônica.
OUTDOOR — Cartaz gigante exposto ao ar livre. É uma das maiores peças da propaganda.
PACOTE — Quando a modelo fecha um contrato com vários tipos de trabalhos que serão feitos conjuntamente.
PÁGINA DUPLA — Foto ou anúncio de duas páginas.
PAUTA — Termo usado nos meios de comunicação para definir o resumo do assunto a ser discutido ou tratamento a ser dado a uma matéria.
PEÇA DE PROPAGANDA — Cada um dos elementos produzidos para uma campanha: anúncio, encarte, display, etc..
PONTO DE VENDA — Estabelecimento comercial onde o produto é adquirido pelo consumidor.
PORTFOLIO — (ou portfólio) O mesmo que book.
PRODUTOR — É o responsável pela preparação de tudo o que será usado numa produção. Compra, aluga ou consegue emprestado os elementos de cena, monta a agenda de trabalho, indica locações. É, normalmente, quem mais trabalha. Nas grandes produções, existem produtores específicos para cada área.
PÚBLICO-ALVO — Parcela da população a que se destina a mensagem publicitária.
REDAÇÃO — Local de trabalho onde jornalistas fecham uma revista ou outra publicação.
RELEASE — Texto informativo, com o objetivo de divulgar o lançamento de um produto.
REPRINT — Reprodução de um anúncio para ser usados em pontos de venda ou distribuídos de forma avulsa. É a reimpressão de um trabalho já executado.
REUNIÃO DE PAUTA — Reunião em que se decide quais assuntos serão abordados na próxima edição de uma publicação.
SCOUTER — Pessoa contratada pelas agências como caça-talentos, que vão buscar novos rostos fora dos grandes centros.
SELO — (ou etiqueta) Marca utilizada para frisar determinada característica de um produto.
SPA — Tipo de hotel com infra-estrutura adequada ao tratamento estético ou relaxamento de seus hóspedes. Originalmente é o nome de uma pequena cidade da Bélgica.
STILL — Fotografia de objetos montados em estúdio.
TIRAGEM — O total de exemplares de uma publicação.
TOP MODEL — Modelo de grande projeção.
VEICULAÇÃO — Distribuição de anúncios de uma campanha publicitária a veículos de propaganda (jornais, revistas, etc.).